Fórmula SAE

O que é a FEMU?

O projeto Fórmula Escola de Minas UFOP – FEMU é uma iniciativa da Escola de Minas e da Universidade Federal de Ouro Preto para o estímulo e o envolvimento da comunidade em um projeto desafiador e inovador.
Também instiga o enriquecimento da vida acadêmica dos alunos da Universidade. Com a orientação de professores, o projeto tem como objetivo estudar, projetar, manufaturar e testar um veículo do tipo “Fórmula” modalidade FSAE. Tudo isso seguindo o regulamento da entidade organizadora, a SAE BRASIL.

O que é o Fórmula SAE?

A competição Fórmula SAE BRASIL, assim como as outras provas promovidas pela entidade, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.

Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto.

Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos.

Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de maneira a garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.

A competição, além de divertida e desafiadora, é uma oportunidade de crescimento. Os trabalhos são realizados em grupo com intuito de estimular e desenvolver o trabalho em equipe. Além disso, propiciam aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos de forma teórica, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. Os estudantes também ganham visibilidade por parte das grandes empresas e oportunidade de reconhecimento. Os alunos que se destacarem, podem acabar contratados pelas grandes montadoras que apoiam a competição.

Adaptado do Portal do Fórmula SAE Brasil

Anúncios